Exposições | Atuais

Vista da exposição, foto Caio Caruso

Vista da exposição, foto Caio Caruso

Design Moderno

Uma Vertente Brasileira

O Brasil do princípio do Século XX conservava ainda muitos dos atributos que o haviam caracterizado em seu longo passado colonial.

Porém o século que se iniciava, traria uma acentuada dinâmica de transformação, em que uma crescente urbanização, a diversificação das atividades econômicas, e a busca por novas formas de representatividade política, configurariam uma nova situação para o país.

Na produção de conhecimento e cultura, estas mudanças foram acompanhadas por um desejo intenso de novas formas de expressão e apreensão da realidade, o que por fim resultou na participação ativa do Brasil no projeto modernista, criando aqui uma interessante vertente deste projeto, que se estendeu por quase todo o século.

A criação de design e mobiliário representou uma importante expressão desta produção moderna entre nós, e se desenvolveu sempre em estreita ligação com outras áreas da cultura, em particular com as artes visuais e a arquitetura.

É apenas a partir do final dos anos 1920, e no curso da década seguinte, que o móvel moderno começa a se manifestar de maneira mais frequente no Brasil. Poucos eram os criadores em atividade na época, entre eles Lasar Segall, Gregori Warchavchik e John Graz.

Jayme Vargas.

----      

06 a 29 de abril de 2016

Curadoria: Jayme Vargas